Café da Manhã Saudável (Dicas que Todos Deveriam Saber)



Café da Manhã Saudável

Sabemos que um café da manhã saudável é importante para começarmos bem o dia, mas o que nós não sabemos é que se não tomarmos cuidado, podemos ganhar alguns quilinhos!

Continue lendo, pois nesse artigo eu descrevo 14 dicas importantes para manter o seu café da manhã saudável.


1 – Pense antes da primeira mordidaPão de Queijo

Quando os colegas de trabalho trazem guloseimas, o café da manhã no escritório pode se tornar uma armadilha de calorias.

Conselho: “Pare, respire fundo, e se concentre em seus objetivos de saúde”. O que é melhor: o sabor de um bolo ou a sensação de alcançar seus objetivos?

Receitas de Café da Manhã Low-Carb

2 – Não se deixe enganar pelo suco

suco de laranja - emagrecer

Você pode pensar que tomar um copo de suco de laranja é uma ótima maneira de começar o dia, mas muitas marcas compradas em lojas estão cheias de açúcar. Uma porção saudável de suco é a quantidade que você pode retirar de uma laranja. Uma ideia melhor pode ser tomar um copo d’água e comer a própria laranja.

Comer todo o fruto oferece todas as vitaminas e minerais do suco, juntamente com fibras que podem ajudar a saciar a fome até o almoço. O seu café da manhã saudável deixará de ser, caso você exagere no açúcar.


3 – Escolha alimentos saudáveis para o café da manhã

Tapioca - Café da Manhã

Panquecas e biscoitos são proibidos no café da manhã, especialmente se forem acompanhados de calda de açúcar. Em vez

disso, coma cereais integrais ou torradas, e tente obter alguma proteína com iogurte de baixo ou sem teor de gordura, peito

de peru, ou clara de ovo. Você vai se sentir satisfeita durante mais tempo. Uma sugestão que vem sendo aplicada por inúmeras adeptas da cozinha fit é o consumo das nossas brasileirinhas – tapiocas, isso mesmo! A massa é fácil de encontrar, há no supermercado ou feiras livres e são práticas de fazer, basta peneirar a massa sobre uma frigideira antiaderente, esperar alguns instantes, rechear com ricota, queijo branco, geleia sem açúcar , etc e… pronto, seu café da manhã saudável fica mais completo e nutritivo, sem pesar na balança. 


  4 – Ceder à tentação

café da manhã na padaria

Tomar café da manhã na padaria é delicioso, mas quando você se depara com guloseimas, tente resistir.

Se você quer um café da manhã saudável, não coma cereais açucarados, bolos, e até mesmo a irresistível coxinha de frango, que são tentadores, mas causam um aumento rápido da glicemia no sangue, seguido de um também rápido declínio, o que gera fome e você pode querer comer outro lanche no meio da manhã.


  5 – Não descarte o caféCopo de café

Você não tem que desistir de tomar um copo de café pela manhã, mesmo se você está comprometido com uma dieta mais saudável. Seu café da manhã continuará saudável se você tomar uma xícara de café puro ou com leite (principalmente desnatado).

A menos que você tenha sensibilidade à cafeína ou uma condição médica que torna desaconselhável consumi-lo, o café pode ser uma maneira deliciosa e natural para impulsionar o seu humor e sua função cerebral. Se você precisa de mais do que um copo ou dois na parte da manhã, isso pode afetar seu sono. Café não é um substituto para o sono.


 6 – Vá devagar com os complementos no café

Café com complementoO que você adiciona ao café pode adicionar-lhe quilos e centímetros. 

Açúcar, chocolate, creme chantilly, e leite integral podem transformar uma simples xícara de café em uma verdadeira bomba de calorias, e se você tomar um ou mais por dia, as calorias irão se somar. Seu café da manhã saudável ficará comprometido com esse erro.

Subtraia um pouco do açúcar e gordura gradualmente, e tente desfrutar de seu cafezinho o mais puro possível.

 


Lanches

7 – Esteja pronta quanto tiver fome

Se você está sempre com pressa para chegar ao trabalho e pula o café da manhã, compre lanches saudáveis. A chave para um café da manhã saudável é planejar com antecedência. Não faz sentido manter alimentos açucarados em sua gaveta ou geladeira do escritório.


8 – Atenha-se a uma porção

Porção - Café da Manhã

Uma porção de proteína de baixo teor de gordura, frutas ou legumes inteiros, e pão integral ou cereais é uma ótima maneira de deixar o seu corpo e mente preparados para as demandas do seu dia.

No entanto, você precisa ter certeza de que o número de calorias que você ingere no café da manhã está dentro de sua meta global de calorias diárias. 


9 – Não se esqueça das máquinas de venda automáticaMáquina de lanches

Embora a maioria delas contenham alimentos ricos em gordura e calorias, um punhado de amendoim da máquina de venda automática, vai lhe dar um pouco de proteína e fibra, pelo menos, e irá satisfazer mais do que uma rosquinha.

Se você puder, vá a uma loja de conveniência e pegue um iogurte magro (sem açúcar), frutas inteiras, ou uma pequena barra de proteína.


 10 – Esteja pronta para enfrentar um “buffet”

BuffetVocê ainda pode desfrutar de uma refeição satisfatória sem encher-se de coisas bobas no Buffet de café da manhã.

Basta evitar itens como bolos, coquetéis de suco de frutas e doces. Comece com ovos, peito de peru, queijo branco e frutas. Dessa forma você não irá comprometer seu café da manhã saudável.


11 – Para um café da manhã saudável, lembre-se deste mantramantra - perder peso

Há um velho ditado que diz: “Tome o café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um mendigo”.

Mantenha esta frase em mente durante todo o dia, e você estará no caminho para a perda de peso de forma saudável!


12 – Não confie em barras de cereais

Barra de granolaBarras de cereais muitas vezes são lanches rápidos, mas muitas delas têm muitas calorias! A maioria das barras de granola são basicamente biscoitos de aveia disfarçados, com muito mais açúcar do que o necessário, chegando até 300 calorias.

Uma pera, maçã, banana, pedaços de melão, mamão ou até mesmo uma fatia de pão integral com ricota são melhores opções para o seu café da manhã saudável. Veja só quantas opções!!! 


13 – O café da manhã é obrigatório!Café da Manhã - obrigatório

Mesmo que você acorde sentindo-se cheia do jantar da noite anterior, tente beliscar uma coisinha de manhã. Refeições pesadas tarde da noite tendem a sobrecarregar o sistema digestivo e podem até mesmo interferir no sono.

Tenha em mente que, mesmo se você se sentir saciado na manhã seguinte, você não comeu qualquer alimento desde que foi para a cama. Saltar refeições pode fazer o seu metabolismo diminuir o ritmo, por isso, se você puder, experimente uma fatia simples de torrada de grãos inteiros e chá quente, ou algumas fatias de maçã com iogurte natural desnatado. Lembre-se de manter seu café da manhã saudável para não sobrecarregar ainda mais seu organismo, caso você tenha exagerado na noite anterior.


14 – Tome um copo d’água

Copo de ÁguaÉ sempre benéfico incluir um grande copo de água como parte de seu café da manhã saudável. Aliás água é sempre bem-vinda. A água hidrata e ajuda a você sentir-se cheia e satisfeita. (veja o artigo – 6 passos simples para você perder peso)

 

 

 

 

 

Espero que vocês tenham gostado dessas dicas. Agora me conte o quê você costuma comer no café da manhã? Você acha seu café da manhã saudável ou não? Deixe seu comentário abaixo, é sempre muito importante…

 

Café da Manhã Saudável (Dicas que Todos Deveriam Saber)
4 (80%)
6 votos

Deixe seu comentário abaixo: