Café Faz Mal? A Verdade Sobre os Efeitos do Café



Benefícios do Café - faz bem para a Saúde

O café é uma das bebidas mais consumidas do mundo, só perde para a água. O Brasil é o maior produtor de café do mundo e o segundo consumidor. Uma questão muito importante é se o café faz mal à saúde, já que está na mesa de praticamente todos os brasileiros.

Neste artigo listo os benefícios e as proibições do consumo de café e mostro, através de estudos, os efeitos que o café tem sobre nosso corpo.

 

O Café é Uma Importante Fonte de Antioxidantes.

Café faz mal à saúde

Quando a água quente atravessa o pó de café durante a preparação, as substâncias presentes nos grãos misturam-se com a água e se tornam parte da bebida.

Algumas dessas substâncias são bem conhecidas, incluindo a cafeína, mas há centenas de outros compostos também, muitos dos quais a ciência ainda tem de identificar.

Muitos destes compostos são antioxidantes que protegem o corpo contra a oxidação. Eles envolvem as moléculas dos radicais livres que causam danos no corpo.

Sem entrar em detalhes complicados, acredita-se que a oxidação é um dos mecanismos por trás do envelhecimento e doenças comuns, como câncer e doenças cardíacas.

Café, acredite ou não, passa a ser, atualmente, a maior fonte de antioxidantes na dieta ocidental, superando os frutos e legumes… juntos!

Quando você está tomando uma xícara de café, não está recebendo apenas cafeína, mas um monte de outros compostos benéficos, incluindo antioxidantes poderosos.

 

Vários estudos Mostram que Pessoas que Bebem Café Vivem Mais

Café faz mal à saúde - idosos

Existem vários estudos que mostram que pessoas que bebem café têm um menor risco de morrer e de contrair uma série de doenças graves.

Antigamente achava-se que café faz mal, mas um estudo inovador, o maior de seu tipo, foi publicado no New England Journal of Medicine, em 2012:

Freedman ND, et al. Association of coffee drinking with total and cause-specific mortality. New England Journal of Medicine, 2012.

 

Neste estudo, para saber se o café faz mal à saúde, 402.260 indivíduos entre 50 e 71 anos de idade foram questionados sobre o consumo da bebida.

Os resultados foram bastante notáveis. Depois de acompanhar as pessoas por 12 ou 13 anos, aqueles que beberam mais café tiveram uma chance menor de morrer.

Estudo Redução risco de morte - café faz mal

Como você pode ver no gráfico, quanto mais café as pessoas bebiam, menor o risco de morte, até o limite de 4 a 5 xícaras diárias.

O consumo diário ideal parece estar ente 4 a 5 xícaras, onde os homens tinham o risco reduzido em 12% e as mulheres em 16%. Beber seis ou mais xícaras por dia não forneceu nenhum benefício adicional.

No entanto, mesmo o consumo moderado de café (1 xícara por dia) foi associada com uma redução de 5 a 6% no risco de morte, o que derruba o mito de que café faz mal, pelo contrário, mesmo um pouco de café faz bem à saúde.

Embora estes números possam parecer pequenos, dado ao consumo de café generalizado pelo mundo, isso pode ter implicações para milhões de pessoas.

Quando os pesquisadores olharam para determinadas causas de morte, descobriram que os consumidores de café tinham menos probabilidade de morrer de infecções, lesões e acidentes, doenças respiratórias, diabetes, acidente vascular cerebral e doença cardíaca.

O benefício não parece ser atribuído à cafeína, porque ambos, descafeinado e café normal, tiveram o mesmo efeito.

É claro que este é um chamado estudo observacional, que não pode provar que o café causou a redução do risco, mas é uma boa garantia de que o café, pelo menos, não é o vilão. Os pesquisadores podem descartar que o café faz mal para a saúde, só não podem decretar que o café faz bem.

 

Para quem o consumo de café faz mal?

Quem sofre de insônia:

O café só faz mal para essa pequena lista de proibições. Quem sofre de insônia pode tomar café descafeinado, já que a cafeína é responsável pela perda do sono.

Osteoporose avançada:

Pessoas com osteoporose devem evitar o consumo excessivo de café, mas podem tomar até 3 xícaras por dia.

Irritações no estômago (úlcera, gastrite):

Para quem tem irritação no estômago o café faz mal e deve ser evitado, principalmente puro. Com um pouco de leite, pode ser consumido, sem excessos. Prefira o uso do café descafeinado.

Hipersensibilidade à cafeína:

Para quem tem hipersensibilidade à cafeína o café é proibido. O café descafeinado ainda contém cafeína (0,1%) e dependendo da sensibilidade o café faz mal.

 

O café faz mal? Muitos Outros Estudos Levam a Resultados Similares – O Café Faz Bem para a Saúde!

café faz mal? Café faz bem à saúde!!

Pelo menos dois outros estudos demonstraram que os consumidores de café têm um menor risco de morte prematura ( estudo 1estudo 2)

Se olharmos para doenças específicas, os consumidores de café têm um risco muito menor de Alzheimer, Parkinson, diabetes tipo 2 e doenças do fígado … para citar alguns exemplos.

Há também estudos de Harvard que mostram que o café pode fazer você mais feliz, reduzindo o risco de depressão em 20% e o risco de suicídio em 53% ( link 1,  link 2).

 

Conclusão: Café faz mal?

O café é uma das bebidas mais saudáveis do planeta. É mais do que apenas um líquido de cor escura com cafeína… café, na verdade, contém centenas de compostos diferentes, alguns dos quais têm importantes benefícios à saúde. Então, se você tinha dúvidas se café faz mal ou bem para a saúde, saiba que vários estudos estão dizendo que sim: café faz bem à saúde.

Então…  o café não só acrescenta anos à sua vida, mas também pode acrescentar mais “vida” aos seus anos!

O café é super saudável. Apesar de ter sido demonizado no passado, o café é uma das bebidas mais saudáveis do planeta.

Sorte a nossa, brasileiras, que adoramos café, e agora sabemos que o café não faz mal, além de ser muito gostoso! Quem resiste a um café com leite?

 

 

 

Aguardo comentários sobre o café… Vocês gostam? Acham que o café faz mal? Eu, particularmente, não saio de casa sem uma xícara de café com leite.

E se você gostou do artigo, ajude a divulgar: compartilhe com seus amigos.

Café Faz Mal? A Verdade Sobre os Efeitos do Café
4.9 (97.14%)
7 votos

Deixe seu comentário abaixo: