COMIDA É UM VÍCIO OU COMER DEMAIS É FALTA DE AUTOCONTROLE?



Vício em comida

Tem sido debatido, na medicina e na nutrição, se comer compulsivamente pode ser qualificado como um vício.

Embora esse comportamento alimentar tende a compartilhar muitas das mesmas características com outros vícios (perda de controle, problemas para a saúde, efeitos sociais, possíveis componentes hereditários, o aumento da resposta de dopamina, etc), alguns acham que a falta de sintomas de abstinência física desqualificam a comida como um verdadeiro vício.

 

A COMIDA É UM VÍCIOComida é um vício

Existem opiniões divergentes quando se trata em rotular a comida como vício.

A maior parte dos especialistas acredita que as pessoas comem demais porque sentem prazer, e esse prazer está associado à liberação de dopamina no cérebro, que é um hormônio que faz parte do sistema de prazer e recompensa.

Quem tem predisposição para o vício, come cada vez mais e mais. (Folha de São Paulo: Vício por comida)

As pessoas erroneamente pensam que a obesidade é causada simplesmente por falta de força de vontade. Mas algumas pessoas com excesso de peso podem de fato ter uma química do cérebro que faz com que seja muito mais difícil parar depois de uma porção, ou não comer sobremesa.

A comida é um vício muito semelhante à dependência de drogas e tem havido muitos estudos que estabelecem as diferentes respostas do cérebro de pessoas com dependência alimentar.

 

VÍCIO EM COMIDA É FALTA DE AUTOCONTROLE

Vício em Comida - Autocontrole

Para alguns pesquisadores não há argumentos suficientes para afirmarmos que a comida é um vício e tratá-la como tal pode fazer as pessoas deixarem de ter a responsabilidade em ter uma alimentação saudável. (“G1: Vício em comer é desculpa para falta de autocontrole, diz especialista“)

 

INSULTAR E HUMILHAR

Uma coisa certa é que insultar e humilhar pessoas com excesso de peso ainda é tolerado pela sociedade. Muitos acreditam que, por causa do peso de uma pessoa estar sob seu controle, é aceitável criticar aqueles que não têm a força de vontade para ficar em boa forma.

Como a comunidade médica não aceita o vício em comida tão facilmente como fazem com outros vícios, muita gente pode sentir o direito de atacar as pessoas que sofrem com isso.

 

SINAIS DE UM POSSÍVEL VÍCIO EM COMIDAVício em comida - Comer escondido

  • Você come quando não está com fome;
  • Você sabe que aquela comida te faz mal, mas mesmo assim come;
  • Seus hábitos alimentares fazem com que você se sinta culpado;
  • Você come escondido quando ninguém está por perto;
  • Você se sente desconfortável comendo perto de quem come menos do que você;
  • Estresse e tristeza fazem com que você consuma certas comidas.

 

CONCLUSÃO

Eu não estou escrevendo isso para absolver viciados em comida de responsabilidade pessoal quando se trata de peso e saúde. Só porque você ou eu temos uma compulsão não significa que devemos desistir. Caso não consiga parar de comer e isso se repita com frequência, você pode sofrer de compulsão alimentar, que é uma grave doença. Leia mais sobre a compulsão alimentar nesse artigo.

Como qualquer viciado, é importante reconhecer o problema e procurar ajuda. Consultar com profissionais médicos e descobrir um plano de tratamento que funciona para você.

 

O que você acha: a comida é um vício? Será que é importante tratá-la como vício?

 

COMIDA É UM VÍCIO OU COMER DEMAIS É FALTA DE AUTOCONTROLE?
5 (100%)
2 votos

Deixe seu comentário abaixo: