Suco de Fruta Faz Mal ou Bem à Saúde?



Suco Natural: Bom ou ruim?

Frutas e legumes são bons para o nosso corpo.

Alguns deles até mesmo ajudam a combater doenças crônicas, como doenças cardíacas e câncer.

Curiosamente, um método chamado de “juicing, tornou-se cada vez mais popular nos últimos anos.

Trata-se de extrair os sucos nutritivos de frutas e vegetais frescos.

Muitas pessoas fazem isso para se “desintoxicar” ou querem adicionar mais nutrientes nas suas dietas.

Os defensores afirmam que o suco pode melhorar a absorção de nutrientes, enquanto outros dizem que retira nutrientes importantes, como a fibra.

Continue lendo para saber detalhes sobre os efeitos do suco de frutas na sua saúde, se é realmente bom ou ruim.

 

Suco de fruta faz mal? Juicing

O que é “Juicing“?

Juicing é um processo que extrai o suco de frutas e legumes frescos.

Isso geralmente retira toda a matéria sólida, incluindo sementes e polpa, a partir de frutas e legumes inteiros.

O líquido resultante contém a maioria das vitaminas, minerais e antioxidantes naturalmente presentes em todo o fruto ou vegetal.

Estes são os dois tipos mais comuns juicers:

Centrífuga JuicerCentrífugas Juicers: Estes juicers moem frutas e legumes e retiram o suco através de uma ação que rala o vegetal em velocidade.

Slow JuicerSlow Juicers: Também chamados de “esmagadores”, comprimem as frutas e legumes muito mais lentamente para obter o máximo de suco possível. Não produzem calor, de modo que eles não causam a quebra de enzimas e nutrientes benéficos que pode ocorrer com as centrífugas juicers.

 

Propósito de se utilizar o juicer

Geralmente é usado para duas finalidades diferentes:

Para a limpeza ou desintoxicação (Detox): o alimento sólido é eliminado e apenas o suco é consumido como uma maneira de limpar seu corpo de toxinas. O período de detox varia de 3 dias a várias semanas de duração.

Para complementar uma dieta normal: suco fresco pode ser usado como um complemento útil para sua dieta, aumentando a ingestão de nutrientes de frutas e legumes que você de outra forma não consumiria.

Juicing envolve extrair e beber o suco de frutas, legumes e verduras frescas. Algumas pessoas fazem isso para desintoxicação (“detox”), enquanto outros para complementar sua dieta atual.

 

Suco Natural bom ou ruim - Fonte de NutrientesSuco de fruta é uma maneira fácil de obter muitos nutrientes

Muitas pessoas não ingerem nutrientes suficientes somente de sua dieta.

Os níveis de nutrientes nos alimentos que comemos também são muito menores do que costumavam ser.

Isto é, principalmente, devido aos métodos de processamento e o longo tempo que leva para se consumir desde o campo até o supermercado.

Além disso, ambientes poluídos e altos níveis de estresse também podem aumentar nossas necessidades de determinados nutrientes.

Frutas, legumes e verduras são cheios de vitaminas, minerais, antioxidantes e compostos vegetais que podem proteger contra doenças.

Se você acha que é difícil ingerir a quantidade recomendada de frutas e vegetais em sua dieta diária, os sucos de frutas naturais podem ser uma maneira conveniente de aumentar a sua ingestão.

Se você luta para comer frutas e legumes todos os dias, sucos são uma maneira conveniente de obter uma ampla gama de nutrientes importantes.

 

Suco de Fruta faz mal? Fruto Inteiro ou Suco

Consumir o fruto inteiro protege contra doenças, mas estudos sobre sucos são decepcionantes

Há uma abundância de evidências que ligam frutas e vegetais inteiros com a redução do risco de doenças, mas estudos para sucos de frutas e vegetais são mais difíceis de encontrar.

Um estudo relatou que os benefícios para a saúde, relativo ao consumo de frutas e vegetais podem ser devido a antioxidantes, ao invés de fibras.

Se isso for verdade, então o suco pode fornecer benefícios comparáveis a consumir o fruto inteiro.

No entanto, há apenas uma fraca evidência de que sucos de frutas e vegetais podem ajudar a combater o câncer. Há falta de estudos em humanos.

No entanto, outras áreas de saúde os estudos são mais promissores.

Por exemplo, sucos podem reduzir o risco de doença cardíaca.

Sucos de maçã e romã estão associados a redução dos níveis de pressão arterial e de colesterol.

Além disso, consumir sucos de frutas e vegetais podem reduzir os níveis de homocisteína e marcadores de estresse oxidativo, sendo que ambos estão ligados a uma melhor saúde do coração (link do estudo).

Um grande estudo descobriu que o risco para a doença de Alzheimer foi reduzido entre aqueles que bebiam sucos de frutas e vegetais três ou mais vezes por semana, em comparação com aqueles que beberam sucos menos de uma vez por semana.

A redução do risco de Alzheimer pode ser devido aos níveis elevados de polifenóis nos sucos. Estes são antioxidantes encontrados em alimentos de origem vegetal, que se acredita proteger as células cerebrais.

Apesar destes resultados, são necessários mais estudos para compreender melhor os efeitos na saúde causados pelo consumo de sucos frutas e vegetais.

Uma pequena evidência liga o consumo de sucos de frutas e vegetais a um risco reduzido de doenças como câncer, Alzheimer e doenças cardíacas.

 

Frutas e Vegetais são Melhor Consumidos Inteiros

Defensores do suco, muitas vezes alegam que beber é melhor do que comer frutas e vegetais inteiros.

Eles justificam isso dizendo que a remoção da fibra faz com que os nutrientes sejam absorvidos mais facilmente.

No entanto, não há nenhuma pesquisa científica que apoie isso.

Você pode realmente precisar das fibras das frutas ou vegetais para experimentar todos os benefícios.

Por exemplo, antioxidantes importantes que estão naturalmente ligados a fibras vegetais são perdidos no processo de produção do suco.

De fato, até 90% das fibras são removidas durante o processo, dependendo do juicer. Algumas fibras solúveis permanecerão, mas a maioria da fibra insolúvel é removida.

 

Consumo de Fibras – Benefícios para a Saúde

O consumo elevado de fibras está associado com menor risco de doença cardíaca, obesidade e diabetes do tipo 2.

Estudos têm mostrado que o consumo de fibra solúvel, em particular, pode melhorar o nível de açúcar no sangue e os níveis de colesterol.

Um estudo interessante comparou o consumo de maçãs inteiras com o suco de maçã.

Ele descobriu que beber suco de maçã aumentou os níveis de colesterol LDL em 6,9%, em comparação ao consumo de maçãs inteiras.

Este efeito pode ser devido ao maior conteúdo de fibras nas maçãs inteiras.

Já um estudo observacional mostrou um aumento do risco de diabetes tipo 2 em pessoas que consumiam sucos de fruta, enquanto que frutas inteiras estavam ligados a uma redução no risco de diabetes tipo 2.

Também as pessoas tendem a se sentir mais satisfeitas quando comem frutas inteiras, em comparação com quem bebe o equivalente em sucos.

 

Você deve adicionar fibras nos seus sucos?

O nível de fibra em seus sucos dependerá do tipo de juicer que usar, mas algumas pessoas sugerem a adição do bagaço da fruta para aumentar a ingestão de fibras.

Embora seja melhor do que jogar fora, as evidências sugerem que readicionar fibra no suco não lhe dá os mesmos benefícios do que simplesmente comer frutas e vegetais inteiros.

Além disso, um estudo verificou que a adição de fibras no suco não aumenta a sensação de satisfação.

Comer frutos e vegetais inteiros é melhor para sua saúde. O juicer faz com que você perca a fibra benéfica e antioxidantes.

 

Sucos para perda de peso pode ser uma má ideia

Muitas pessoas bebem suco para perder peso .

A maioria das “dietas do suco” sugere o consumo de cerca de 600 a 1.000 calorias por dia, apenas de sucos, resultando em um déficit calórico grave e perda de peso rápida.

No entanto, isso é muito difícil de manter durante mais do que alguns dias.

Enquanto o suco pode ajudar a perder peso no curto prazo, essa restrição calórica grave pode retardar seu metabolismo a longo prazo.

Além de conduzir a deficiências nutricionais, a longo prazo, uma vez que os sucos não têm muitos nutrientes importantes.

A maioria das “dietas do suco” envolvem a restrição calórica severa, que geralmente é insustentável a longo prazo e pode levar a uma redução na quantidade de calorias que você queima.

 

 

Casos em que Sucos não substituem refeições

Usar sucos como substituto de refeições pode ser ruim para o seu corpo.

Isto porque o suco em si não é nutricionalmente equilibrado, uma vez que não contêm proteína ou gordura suficiente.

Consumir proteína suficiente durante todo o dia é necessário para a manutenção muscular.

A maioria dos sucos não têm gorduras saudáveis, que são importantes para se ter uma reserva de energia, para o equilíbrio hormonal, para as membranas celulares e também não tem vitaminas lipossolúveis A, D, E e K.

No entanto, substituir apenas uma refeição por dia com suco é pouco provável que cause danos, se o resto de sua dieta é equilibrada.

Você pode fazer o seu suco mais equilibrado, acrescentando proteínas e gorduras boas.

Algumas boas fontes são proteínas de soro de leite (whey protein), leite de amêndoa, abacates, iogurte grego e manteiga de amendoim .

Sucos são nutricionalmente desequilibrados, porque eles não contêm a quantidade de proteína ou gordura adequada. Adicionar fontes de proteína e de gordura nos seus sucos pode ajudar.

 

Suco de Fruta Faz Mal? Pode conter muito açúcar

Suco de fruta contém quantidades elevadas de açúcar

O que você coloca no seu suco também pode fazer uma grande diferença, e frutas contêm muito mais açúcar e calorias do que legumes.

Consumir muita frutose, o açúcar que ocorre naturalmente em frutas, tem sido associado a um nível elevado de açúcar no sangue, ganho de peso e um aumento do risco de diabetes tipo 2.

Cerca de 114 ml de suco de maçã (1 maçã) contém zero gramas de fibra, mas 13 gramas de açúcar e 60 calorias.

Da mesma forma, suco de uva tem 20 gramas de açúcar em uma porção de 114 ml.

Para manter o teor de açúcar de seus sucos baixo, você pode fazer sucos de legumes ou verduras e, em seguida, adicionar um pequeno pedaço de fruta se você quiser mais doce.

Sucos baseados principalmente em frutas tem um nível mais elevado de açúcar e calorias em comparação com sucos à base de legumes e verduras.

 

 

Conclusão: Suco de Fruta Faz Mal ou Bem à Saúde?

Sucos frescos, sem adição de açúcar, contêm importantes vitaminas e antioxidantes que podem beneficiar sua saúde.

No entanto, frutas e legumes ainda são as mais saudáveis e mais nutritivos quando consumidos inteiros.

Sucos não farão mal, se você não exagerar, já que, como disse anteriormente, contêm muito açúcar.

 

 

Agora eu gostaria de saber a sua opinião. Você toma muito suco? Sabia da grande quantidade de açúcar contido nas frutas? Vai pensar em comer o fruto ao invés de beber o suco? Deixe seu comentário logo abaixo.

 

Suco de Fruta Faz Mal ou Bem à Saúde?
5 (100%)
1 voto

Deixe seu comentário abaixo: